É muito simples ser enviesado para enxergar algum comportamento específico. E o fato de ser simples, que tornam os vieses perigosos.

Bom seria se também fosse simples sair desses vieses, infelizmente não é. O primeiro passo é entendê-los, para então agir.

A definição de viés ou tendência é:

Um peso desproporcional a favor ou contra uma coisa, pessoa ou grupo comparado a outro, geralmente de uma maneira considerada injusta.

Algo que tende a seguir certo caminho ou a agir de determinada maneira.

E não existe truque para lidar com vieses, é simplesmente você estar consciente, repetidamente, que eles existem.

Antes de começar, saiba que você poderá ver esse conteúdo em vídeo, lá no YouTube, no final dessa semana.

1º viés - Viés de confirmação

Explicação

A tendência de usar, procurar, interpretar e relembrar de informações que confirmem crenças pré-existentes.

Exemplo e consequências

Isso acontece demais. Imagina você entrevistando um cliente, e para você o problema é que ele é desorganizado e por isso não usa seu produto.

Durante a conversa, ele pode falar 9 coisas que provam que ele não é desorganizado, e 1 que indica que ele é, provavelmente com o viés de confirmação, você vai olhar só para esse ponto único. Por experiência própria, realmente presenciando, já vi dezenas de produtos que não deveriam existir, sendo construídos por conta disso. Você já deve imaginar que o resultado final não é muito legal.

Como evitar?

  • Pedindo para a equipe se atentar quanto à isso, e ser aberto aos feedbacks
  • Quando olhar os dados se questionar: “eu estou tentando ver algo só para confirmar alguma crença minha?”. Por mais simples que seja esse questionamento pessoal, é muito importante.

2º viés - Viés da disponibilidade

Explicação

É a percepção de importância ou maior probabilidade com base em eventos recentes.

Exemplo

Um avião caiu, isso foi noticiado, e pelo fato desse avião ter caído, você atribui uma chance maior de isso acontecer com você, mesmo a probabilidade se mantendo a mesma.

Um exemplo no trabalho: ao entrevistar um cliente, às vezes a última coisa que ele falou sobre alguma dificuldade que ele teve, é o que você vai pegar como o resumo da reunião.

Como evitar?

Aqui tem várias dicas, mas pra mim a principal é se questionar de forma literal: “eu estou observando isso porque algum fato recente aconteceu, ou porque realmente os dados mostram isso?”

3º viés - Efeito Dunning-Kreuger

Explicação

Tendência de pessoas pouco qualificadas, superestimarem suas próprias habilidades.

Exemplo

É básico né, quando chega uma certa pessoa, que viu uma LIVE de 1 hora sobre determinado assunto, e na percepção dela já virou expert.

O pior não é isso. É que no momento de debate com uma pessoa que realmente é expert na área, ela esquece completamente que existem pessoas ao redor que já estão há anos na área, já leram dezenas de livros, e aplicaram diversas coisas diferentes.

O mais interessante é que nesse efeito dunning kreuger, o inverso também acontece, estudamos muito sobre certo assunto, e subestimamos a nossa habilidade dentro disso.

Como evitar?

Para evitar isso, primeiro é um trabalho pessoal mesmo. De compreender que existem pessoas mais avançadas em certos assuntos, e ser cada vez mais uma pessoa que sabe perguntar, e principalmente que sabe escutar ativamente (prestando atenção).

Pode até ser que às vezes você leu rapidamente sobre certo tema que não era do seu conhecimento, e uma grande ideia surgiu, uma ideia que realmente faz sentido, mas a maneira como você vai passar isso é muito mais importante do que a ideia em si.

4º viés - Viés do comprometimento

Explicação

Persistir em uma decisão/ação que gera prejuízo, por já ter investido muito nessa decisão, apesar das evidências do erro.

Exemplo

O maior exemplo que eu posso dar, é quando você começa a implementar uma ideia, sem de fato entender o problema.

O viés do comprometimento é um potencializador do viés de confirmação. Porque mesmo que você encontre várias evidências que não faz sentido implementar a sua ideia, como você já começou a implementar, o esforço para deixar de lado é ainda maior.

A consequência disso é que a solução criada não vai ser dar melhores, você está criando algo para si, e não para o usuário final.

Temos inclusive provérbios potencializadores desse viés, que dependendo da utilização, pode virar um grande problema:

“nunca desista”; “se no início você não conseguir, tente de novo”; “está no inferno, abraça o capeta”; “o que é um peido pra quem já está cagado”; “água mole e pedra dura, tanto bate até que fura”;

Como evitar?

Antes de iniciar um projeto, tente tomar certas atitudes para dar maior clareza e diminuir os riscos dele dar errado. Inclusive, como esse é o tema desse canal, tem vários vídeos que podem te ajudar nisso, mas vou deixar um específico no card aqui em cima e na descrição.

5º viés - Maldição do Conhecimento

Explicação

Quando pessoas mais bem informadas de algum assunto acham extremamente difícil de se pensar no tema sob a perspectiva de pessoas com menor conhecimento sobre o mesmo tópico.

Exemplo

Vamos pensar que você é a pessoa avançada, e chegou uma nova pessoa na empresa, vamos supor que é um estagiário. A falta de empatia com o momento e o contexto da pessoa com a qual você se comunica, nesse caso o estagiário, pode deixá-lo perdido. Porque essa pessoa não tem a mesma vivência que você teve, nem cometeu os mesmos erros que você, então ela não vai chegar na exata conclusão que é “óbvia” na sua perspectiva.

Isso acontece em todos os níveis nas organizações. E é difícil lembrar como a gente pensava quando estava na mesma situação. Por mais difícil que seja, é um exercício muito importante de se fazer.

Inclusive tem vários cursos que os tutores apresentam esse viés, tornando a experiência de aprendizagem um pouco mais complicada.

Como evitar?

Perguntar para a pessoa que você está conversando o seguinte:

“Fulano, eu gostaria muito que você não ficasse perdida, então você poderia me falar o que você entendeu disso que te falei? Assim posso te ajudar”.

Aqui eu acredito que é muito um exercício de ser colocar no lugar do outro, e achar meios de fazer isso durante a conversa. Seja pedindo para a pessoa te interromper quando não entender algo, ou sendo proativo, fazendo perguntas que monitorem o progresso da conversa.

6º viés: Efeito do falso consenso

Explicação

A tendência de alguém exagerar no quanto outras pessoas concordam com ela.

Exemplo

É assumir que se eu tenho esse problema, muita gente tem. Várias tomadas de decisões são prejudicadas por esse viés.

Porque é bem perigoso assumir como verdade que as pessoas pensam como você, ou tem os problemas que você tem.

Como evitar?

Se você tem uma ideia por exemplo, e quer implementar, é importante observar de onde essa ideia surgiu. É algum problema seu que você está tentando resolver? Se sim, ótimo, você só precisa provar que também é um problema com outras pessoas. Mas, se vale o lembrete, cuidado com o viés de confirmação…

##

Espero que você tenha curtido, e se você é uma pessoa mais visual, grande parte dos conteúdos deste blog estará no canal do YouTube também.